terça-feira, 5 de novembro de 2013

Um mar de oportunidades como tema de seminário em Albufeira


Dia 27 de Novembro  a partir das 9h00, a Biblioteca Municipal, em Albufeira, vai acolher o seminário «Um Mar de Oportunidades - Inovação e Empreendedorismo», uma iniciativa do Gabinete de Empreendedorismo (AGE) do Município de Albufeira, aberto a empresários, empreendedores, estudantes e público em geral. O evento tem por objetivo discutir as estratégias, instrumentos, projetos e potencialidades ligadas à economia do mar e, simultaneamente divulgar um conjunto de iniciativas empresariais desenvolvidas em torno de um dos pilares estratégicos nacionais: o mar. A energia, o turismo, construção naval, pesca, indústria, cosmética constituem os exemplos a conhecer e partilhar
O seminário está estruturado em duas sessões: Mar e Competitividade (Sessão I) e Inovação e Empreendedorismo (Sessão II). 
Na primeira sessão, marcada para as 10h00, destaque-se a participação da subdiretora geral da Direção-Geral de Política do Mar Margarida Almodôvar, com o tema «A Estratégia Nacional para o Mar – um mar de oportunidades», Adelino Canário, da Universidade do Algarve, irá abordar a «Economia do Mar – Especialização inteligente e o papel das instituições de investigação e ensino superior» e Flávio Martins (MARLGARVE) irá falar sobre a Plataforma Mar do Algarve – uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo potenciar, valorizar e dinamizar o conhecimento e a economia do mar, estimulando a inovação, a concentração de interesses, esforços e atuação de diferentes agentes em torno de uma estratégia comum.

Às 11h15 está previsto dar-se início à segunda sessão sob o tema «Mar: Inovação e Empreendedorismo» com várias entidades e empresas a deixarem o seu testemunho, entre elas: a WavEC Offshore Renewables, uma associação privada sem fins lucrativos que desenvolve a sua atividade em torno da investigação aplicada, consultoria e atividades pró-bono, nomeadamente a disseminação e promoção das oportunidades associadas ao desenvolvimento precoce da energia renovável no País, junto de empresas, administração pública e público em geral, bem como a formação de jovens no âmbito de estágios curriculares e formação avançada, incluindo teses de mestrado e doutoramento.

Uma das mais-valias da empresa é o CAO do Pico, nos Açores, a Central Piloto Europeia de Energia das Ondas, cofinanciada pela Comunidade Europeia, com o objetivo de demonstrar a viabilidade técnica da energia das ondas numa pequena ilha. Soraya Hamawi, da WavEC, vai ser a primeira oradora deste painel e irá falar sobre a «Energia das Ondas e das Marés».

Segue-se Rui Roque, da Nautiber – Estaleiros Navais do Guadiana - que irá abordar a «Construção Naval e Náutica de Recreio», Vitória Del Ninho da empresa Necton com o tema «Microalgas e Indústria Cosmética». Cristiano Soares, da MarSensing, é o último orador do seminário e irá falar sobre «Acústica Subquática».

Antes do almoço está prevista uma sessão de debate, prevendo-se o encerramento dos trabalhos por volta das 13h00.

Sem comentários:

Enviar um comentário