segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Encontrados restos humanos no submarino nazi U-168 no mar de Java

Uma equipa de mergulhadores descobriu os restos do submarino nazi U-168, um submersível alemão de combate que destruiu vários navios antes de ser torpedado e afundado em 1944 pelos aliados. O submarino tinha dentro os esqueletos de pelo menos 17 membros da tripulação que perderam a vida no naufrágio. Além disso, entre os restos mortais encontrados, haviam pratos com suásticas, baterias, binóculos e uma garrafa de óleo para o cabelo.
A descoberta foi feita no início deste mês, no norte da ilha de Java (Indonésia) por um grupo de mergulhadores do Centro Nacional de Arqueologia após serem avisados por mergulhadores locais. Bambang Budi Utomo, chefe da equipa de investigação, disse que é uma descoberta extraordinária e que sem dúvida, irá fornecer informações úteis sobre o que ocorreu no mar de Java, durante a II Guerra Mundial.
Este tipo de submarinos eram enviados pelos nazis desde a Europa para atingirem as estações orientais fornecidas pelos japoneses. Apenas quatro dos quatorze enviados, voltaram ao velho continente.
O submarino agora encontrado, U-168, deixou a França em julho de 1943 e chegou a Penang, em novembro do mesmo ano. Após servir em várias batalhas, o U - 168 foi afundado à meia-noite de 6 de outubro de 1944 no mar de Java por um torpedo submarino holandês, deixando 23 mortos e 27 sobreviventes.

Sem comentários:

Enviar um comentário