quarta-feira, 19 de março de 2014

Luis Neto Viveiros destaca importância do papel das associações na valorização do pescado dos Açores

O Secretário Regional dos Recursos Naturais destacou hoje a importância do papel das associações para a implementação da estratégia de valorização do pescado e dos rendimentos dos pescadores e armadores que está ser desenvolvida pelo Governo dos Açores, apontando o exemplo da parceria com a Federação de Pescas para a criação de uma fábrica de filetagem e congelação nas instalações da Espada Pesca, em São Miguel.
“As associações são um parceiro importante em todo este circuito porque estão implantadas em todas as nossas ilhas”, nomeadamente naquelas em que não há “agentes suficientes” e a Espada Pescas atua, permitindo aos pescadores o escoamento do seu pescado, frisou Luís Neto Viveiros, em declarações no final de uma visita aos pavilhões em que está instalada esta empresa pública e onde vai funcionar uma nova unidade de transformação.
O Secretário Regional adiantou que as obras de adaptação, num investimento público de cerca de 150 mil euros, devem estar concluídas até ao início do verão, dotando o espaço com alguns equipamentos de frio e uma zona para a filetagem e embalamento de peixe destinado, primeiramente, ao mercado local.
“Trata-se de conseguir vender o peixe que é apanhado nas épocas em que existe maior abundância e, consequentemente, o preço é mais baixo, e, através deste processo, conseguir conservá-lo, embalá-lo e poder vendê-lo noutras alturas em que o preço é mais compensador para toda a fileira da pesca”, frisou Luís Neto Viveiros.
Com este projeto pretende-se dinamizar este mercado, contribuir para uma maior rentabilidade e regularidade de rendimento dos pescadores e armadores ao longo de todo o ano, mas também fomentar uma pescaria mais sustentável no mar dos Açores através da valorização de espécies de menor valor comercial, como o peixe-espada ou veja.

http://local.pt/portugal/acores/luis-neto-viveiros-destaca-importanci%E2%80%8Ba-do-papel-das-associacoe%E2%80%8Bs-na-valorizaca%E2%80%8Bo-do-pescado-dos-acores/ 

Sem comentários:

Enviar um comentário