quinta-feira, 15 de março de 2012

'Dori' classificado como Parque Arqueológico Subaquático dos Açores

O Governo dos Açores aprovou a classificação do sítio do naufrágio do navio 'Dori', ao largo de Ponta Delgada, em S. Miguel, como Parque Arqueológico Visitável, atendendo ao "impacto significativo" que tem na comunidade local de mergulhadores. 


O executivo regional, segundo o comunicado final da reunião do Conselho de Governo realizada em Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, considera que "o elevado potencial patrimonial que este sítio encerra fará com que se torne mais um exemplo da boa preservação e promoção do património náutico e subaquático dos Açores".

Os destroços do navio 'Dori' são um dos locais de mergulho mais visitados dos Açores, tendo Jorge Bruno, diretor regional da Cultura, salientado à Lusa que "o turismo subaquático tem um grande potencial".

Neste caso concreto, Jorge Bruno frisou que o local "tem boas condições para se poder observar o que é um navio afundado", acrescentando que existem elementos, como a hélice, a âncora e maquinaria que "são facilmente detetáveis por quem mergulha".

O cargueiro, que participou no desembarque das tropas aliadas nas praias da Normandia, em junho de 1944, afundou a 16 de janeiro de 1964 a cerca de 800 metros da costa sul de S. Miguel, perto de Ponta Delgada, encontrando-se a 18 metros de profundidade.

O 'Dori' é uma cópia idêntica de outros 2.750 'Liberty Ship', construídos entre 1941 e 1945 para reforçar o abastecimento da Europa pelos Estados Unidos, sendo um dos 200 que participou no desembarque aliado na Normandia, que virou o curso da II Guerra Mundial.

"A classificação permite criar condições para preservar o sítio e conservar a biodiversidade que existe naquela zona", salientou o diretor regional da Cultura.

Com a criação deste Parque Arqueológico Visitável, o arquipélago dos Açores fica com dois sítios com esta classificação, juntando-se o de Ponta Delgada ao que já existe em Angra do Heroísmo. 

2 comentários: