quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Tesouro encontrado no fundo do mar

A carga de platina encontrada num navio afundado na II Guerra Mundial a 50 quilómetros de Provincetown, EUA, foi avaliada em 2287 milhões de euros.

Investigadores americanos descobriram os destroços de um navio britânico, com uma carga de platina avaliada em 2287 milhões de euros, que foi afundado durante a II Guerra Mundial, noticiou o jornal “Boston Globe”. A sociedade Sub Sea Research, sedeada no estado norte-americano do Maine, localizou o “SS Port Nicholson” no fundo do oceano a cerca de 50 quilómetros da cidade de Provincetown, no estado do Massachusetts, refere o jornal.
O “Port Nicholson” tinha partido de Halifax, no Canadá, em direção a Nova Iorque quando foi torpedeado em 1942. Quatro pessoas morreram no naufrágio e 87 foram salvas. A Sub Sea Research descobriu o tesouro em agosto de 2008 com a ajuda de um robô subaquático.
De acordo com os investigadores, pelo menos 30 caixas que estavam a bordo do cargueiro britânico contêm lingotes de platina, metal precioso cujo preço tem registado uma subida exponencial desde o ano 2000.
“Há uma forte possibilidade de no fundo do mar se encontrarem também cerca de 10 toneladas de ouro e possivelmente alguns diamantes industriais”, disse Greg Brooks, um dos responsáveis da Sub Sea Research , ao “Boston Globe “.

Sem comentários:

Enviar um comentário