segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Os grandes eventos náuticos em Portugal em 2012


Os grandes eventos náuticos em Portugal em 2012
Uma etapa do circuito internacional RC44 em Cascais, a escala da regata volta ao mundo Volvo Ocean Race em Lisboa, um evento da Extreme Sailing Series no Porto e a parada naval da Tall Ships Races, também em Lisboa, são os mais importantes eventos náuticos internacionais a terem lugar em Portugal este ano. Na conferência do Fórum Permanente para os Assuntos do Mar realizada hoje na Nauticampo foram apresentados mais detalhes. A frota de veleiros RC 44 chega a 28 de Março na marina de Cascais e a doca de Pedrouços está em remodelação para abrigar os veleiros da regata à volta do mundo, em finais de Maio.
Fotos Ian Roman/Volvo Ocean Race e Nico Martinez/RC44 
A mais importante regata de circum-navegação, Volvo Ocean Race, fará escala pela primeira vez em Lisboa e a frota de seis veleiros VOR 70, expoente máximo de veleiros monocascos de alta competição estará na renovada Doca de Pedrouços durante 10 dias, entre finais de Maio até dia 10 de Junho, dia de Portugal.
Quinto maior evento desportivo mundial, a Volvo Ocean Race somou na edição passada uma audiência de mais de 1,5 mil milhões no mundo inteiro, através da imprensa escrita, da transmissão televisiva e da divulgação nos meios de media digital. Com um tripulante a bordo inteiramente dedicado a captar imagens, vídeos e som, transmitindo-os via satélite quase em tempo real, a mais extrema aventura oceânica chega agora aos écrans de milhões de pessoas.
Com um impacto económico estimado na ordem dos 60 milhões de euros, e um público de 400 mil visitantes, a escala em Lisboa servirá para alavancar projeto futuros como atrair a sede do evento para instalar-se na doca de pesca de Pedrouços – atualmente a sede é em Alicante, Espanha -, organizar uma tripulação portuguesa na prova e ainda atrair equipas internacionais para treinos em Portugal, aproveitando assim as novas instalações, que incluirão também um estaleiro naval no doca.
Mais que isso, há a ideia partilhada com os organizadores de se criar um circuito entre cada edição da circum-navegação, aumentando ainda mais a expoisção das macas patrocinadoras de cada barco e do próprio evento, que já conta com parcerios de peso como a IWC, a DHL e cidade de Abu Dhabi.
Durante a escala em Lisboa está prevista uma programação variadíssima, a par com as festas de Lisboa e de Oeiras, incluindo a comemoração do dia Mundial dos Oceanos, concursos do projeto Ciência Viva, eventos de vela adaptada, regatas para jovens, concertos musicais. Além haverá também as próprias regatas treinos da frota, a regata costeira, a 9 de Junho, e a largada a 10 de Junho, dia de Portugal, com a presença do presidente da República.
A frota RC 44 em Cascais em Março
Já os quatorze veleiros da classe RC 44 serão os primeiros a chegarem a Portugal, em Cascais, para o segundo evento do circuito internacional que arrancou esta semana em Puerto Calero, Lanzarote. Vários navegadores e táticos de elite – como o neozelandês Brad Butterworht, tetra-campeão da Taça América, o americano Ed Baird, também veterano da Taça America, o tático italiano Vasco Vascotto, o francês Mathieu Richard e o velejador olímpico canadiano Ross MacDonald entre outros -, estarão a bordo destas velozes embarcações à vela em provas 'match racing' e regatas em frota a partir do dia 28 de Março até 1 de Abril.
A Extreme Sailing Series no Porto em Julho
Seguindo para norte, na cidade do Porto, a frota de catamarãs Extreme 40 irá ocupar as águas do Douro, num espetáculo náutico sem precedentes, entre os dias 5 e 8 de Julho. Entre a Ribeira e a Ponte d. Luís, os velozes catamarãs irão disputar as regatas estilo 'stadium', uma inovação que foi abraçada também pela Taça América, cativando um público estimado em milhares de pessoas, a exemplo do que ocorre nos demais países em diversos continentes que sediam etapas deste circuito. Além disso, uma equipa portuguesa integrará a frota, sob a liderança de um ex-velejador olímpico luso, cujo nome será brevemente anunciado
Para se ter uma ideia da atração deste circuito náutico internacional, mais de 280.000 pessoas assistiram aos nove eventos por todo o mundo em 2011. Com oito regatas por dia, todas realizadas o mais próximo da costa possível, durante quatro dias consecutivos, a Extreme Sailing Series é hoje um dos eventos náuticos internacionais com o maior crescimento tanto de audiência como de exposição mediática. Em 2011, foram registados retornos mediáticos na ordem de 23 a 30 milhões de euros, um salto feonomenal se comparado com os 3 milhões de euros na primeira edição do evento em 2007.
Os Grandes Veleiros em Lisboa em Julho
Já entre os dias 19 e 22 de Julho, o rio Tejo abrigará os imponentes Tall Ships naquele que é a maior evento náutico a manter vivos a tradição e o património marítimo - a Tall Ships Races, Lisboa 2012. Dezenas destas embarcações tradicionais à vela, entre elas a Sagres e o Creoula, juntar-se-ao em uma parada naval no Tejo, numa iniciativa da Aporvela, a Associação Portuguesa de Treino de Vela, que proporcionará uma oportunidade única a 150 jovens portugueses de embarcarem num dos grandes veleiros, no programa Jovens e o Mar – www.jovenseomar.com, numa parceria especial com a caravela Vera Cruz e o veleiro Creoula, da Armada Portuguesae apoiado pela União Europeia.
A regata começa em St. Malo, França, a 5 de Julho, e a rota segue direto para Lisboa, de onde a frota ruma para Cádiz, Espanha. Daí os diversos veleiros regressam pela costa portuguesa e os organizadores portugueses pretendem que muitos deles façam escalas estratégicas em Faro, Portimão, Sesimbra, Cascais, Ílhavo, Porto e Viana do Castelo, antes de retomarem a rota para os portos seguintes – La Coruña, Espanha, e Dublin, Irlanda.

Sem comentários:

Enviar um comentário