quinta-feira, 12 de março de 2015

Aveiro: o património arqueológico subaquático no “QUINTAS DA RIA”


AVEIRO – A segunda sessão do “Quintas da Ria II”, ciclo de tertúlias promovido pelo grupo uariadeaveiro e pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, discute o património arqueológico subaquático da Ria. A sessão decorre a 26 de março, partir das 21h15, no auditório da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. As descobertas realizadas, a preservação, a divulgação e a valorização deste riquíssimo património da Região e o que ainda está por investigar, serão os temas a abordar pelos oradores Miguel Aleluia, Fernando Almeida e Francisco Alves.
Serão expostas algumas peças originais da coleção da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, assim como algumas réplicas de artefactos típicos provenientes da Ria. A entrada é livre e não carece de inscrição.
A moderação desta sessão do ciclo “Quintas da Ria” está a cargo de Luis Menezes Pinheiro, professor do Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro (UA) e coordenador da Plataforma Tecnológica do Mar, estrutura de interface entre a UA, a sociedade e as empresas.
Francisco Alves dirigiu o Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática e a Divisão de Arqueologia Náutica e Subaquática, foi professor da Universidade Nova de Lisboa e mantém ainda atividade como investigador desta instituição. Miguel Aleluia é assistente técnico no Museu de Aveiro, trabalhou no Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática e nas pesquisas de arqueologia subaquática na Ria de Aveiro. Fernando Almeida é professor do Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro e tem vindo a orientar pós-graduações e trabalhos de investigação em geotecnia aplicada à arqueologia. Fernando Almeida e outros professores e investigadores do Departamento de Geociências trabalharam em vários campanhas de prospeção arqueológica no fundo da Ria e que levaram à localização de antigas embarcações com vários séculos.

Grupo uariadeaveiro
O Grupo uariadeaveiro é uma estrutura dinamizada pela Reitoria da Universidade de Aveiro (UA) para mobilizar o conhecimento sobre a Ria produzido na instituição, facilitando o diálogo com os parceiros da região e ajudando na gestão deste grande conjunto de ecossistemas.
O ciclo de conversas tem como objetivo principal contribuir para a construção de valores, comunicar com a sociedade e aproximar os atores associados à Ria. “Quinta das Ria II” inclui, para além da que decorreu a 12 de fevereiro, as seguintes sessões:
– “O património arqueológico subaquático da Ria de Aveiro” (26 de março);
– “O património edificado na envolvente da Ria de Aveiro” (9 de abril);
– “O capital social e as redes de cidadãos em torno da Ria de Aveiro” (14 de maio);
– “A proteção da qualidade da água na Ria de Aveiro” (11 de junho);
– “Políticas públicas e governação partilhada na Ria de Aveiro” (9 de julho).
O primeiro ciclo “Quintas da Ria” que decorreu ao longo do ano passado, “criou uma oportunidade para a UA partilhar conhecimento científico com a região e, através dele, conversar sobre a Ria num ambiente informal e plural”, considerou Teresa Fidélis, coordenadora do Grupo uariadeaveiro num texto de opinião publicado no jornal online da UA sobre o ciclo de conversas anterior. “Procurou contribuir para enriquecer o que, individual e coletivamente, podemos fazer para valorizar, usufruir e contribuir para a gestão da Ria de Aveiro que é de todos e para todos e, por isso, a todos responsabiliza. Tratou-se de um passo num percurso que acreditamos poder prosseguir e evoluir para mobilizar e valorizar a participação cívica em torno na Ria.”, referia ainda a coordenadora.

Agradecendo a melhor divulgação deste assunto e a vossa presença na iniciativa, apresentamos os nossos cumprimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário