quarta-feira, 21 de maio de 2014

Prémios LIDE Mar distinguem Açores como representa​ntes da excelência e do mérito no mar

PONTA DELGADA – O Comité LIDE Economia do Mar distinguiu o mérito e a excelência do trabalho desenvolvido nos Açores com a atribuição dos prémios ‘LIDE Preservar Mar 2014: Áreas Marinhas Protegidas nos Açores’ e ‘LIDE Conhecimento Mar 2014: Campus da Horta da Universidade dos Açores’, que vão ser entregues a 31 de maio numa cerimónia com o alto patrocínio do Presidente da República, no Pátio da Alfândega do Porto.
Este comité é um grupo especializado do LIDE Portugal – Grupo de Lideres Empresariais, que tem como principal objetivo perspetivar a economia do mar como um todo e promover, paralelamente aos seus usos tradicionais,novos usos para gerar, de forma sustentável, uma forte base produtiva, geradora de emprego e de bem-estar diferenciadora no contexto internacional.
Para o Presidente do Comité LIDE Economia do Mar, Miguel Marques, “os vencedores dos Prémios LIDE Mar 2014 são dignos representantes da excelência e do mérito no mar”.
O ‘Prémio LIDE Preservar Mar 2014: Áreas Marinhas Protegidas nos Açores’ é atribuído ao trabalho desenvolvido pela Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da gestão do Parque Marinho dos Açores e dos Parques Naturais de Ilha, em prol da preservação dos ecossistemas e recursos marinhos do arquipélago.
Esta rede inclui um total de nove reservas naturais, seis áreas protegidas para a gestão de habitats e espécies e 30 áreas protegidas para a gestão de recursos.
O Comité LIDE Economia do Mar reconhece que os Açores, através das suas Áreas Marinhas Protegidas, “têm sido pioneiros na forma de preservar os recursos do mar, o que implica uma maior responsabilidade e visibilidade nacional e internacional”.
De acordo com o Comité, um dos exemplos “de reconhecimento internacional de preservação ambiental é o facto de três das ilhas estarem integradas na rede mundial de Reserva da Biosfera da UNESCO”.
“A atitude de procura de consensos, que se pretende permanente, tem levado a cooperações pontuais entre decisores públicos, cientistas e empresas que operam no mar, com vista a serem tomadas as melhores decisões em termos de sustentabilidade ambiental, económica e social”, acrescenta o comité.
Relativamente ao Campus da Horta da Universidade dos Açores, que inclui o Departamento de Oceanografia e Pescas e o Centro do Instituto do Mar na Universidade dos Açores, o Comité LIDE Economia do Mar destaca que cerca de 90 cientistas se dedicam ao estudo do oceano profundo, das pescas, das áreas marinhas protegidas, da conservação e valorização da biodiversidade marinha e da ecologia espacial de grandes migradores oceânicos.
As atividades de investigação sobre fontes hidrotermais, montes submarinos e a ecologia de populações de cetáceos e outros grandes migradores, conduzidas neste Campus da Universidade dos Açores, tornam-na na avaliação deste Comité “a entidade líder em Portugal no contexto da ecologia do mar profundo e espaços oceânicos, e um dos principais players científicos a nível internacional”.

http://local.pt/portugal/acores/premios-lide-mar-distinguem-acores-como-representa%E2%80%8Bntes-da-excelencia-e-do-merito-no-mar/

Sem comentários:

Enviar um comentário