quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Descoberto navio histórico na ilha do Faial


Um navio do século XIX foi descoberto no fundo do mar junto ao porto da Horta, na ilha do Faial, Açores. Situado a cerca de 7 a 8 metros de profundidade, o achado encontra-se em bom estado de conservação e deverá ser alvo de ações de proteção durante os próximos meses.
Um navio de madeira do século XIX, forrado em cobre, foi descoberto no fundo do mar durante as operações de dragagem no novo cais de passageiros do porto da Horta, nos Açores, revelou um investigador que acompanhou o achado.
José António Bettencourt, arqueólogo do Centro de História Além Mar, da Universidade Nova de Lisboa, disse à Lusa que os vestígios da embarcação, que era desconhecida até agora, foram encontrados, por acaso, em novembro do ano passado, no decorrer da empreitada de dragagem do novo terminal marítimo da cidade da Horta.
"Para já, não temos ainda muita informação", adiantou o investigador, acrescentando que a embarcação que descobriram, situada a apenas 7/8 metros de profundidade, está "muito bem preservada", e as suas características indicam tratar-se de um barco do século XIX.
Segundo adiantou o investigador, nos próximos meses serão realizadas ações de proteção do local onde foi encontrado o achado, através do seu "registo e mapeamento exaustivo", para evitar que a embarcação seja afetada por processos naturais, ou até pelo funcionamento do próprio porto.
Este não é, no entanto, o primeiro achado arqueológico descoberto durante as obras de construção do novo cais de passageiros do porto da Horta.
Durante a fase de construção do molhe acostável para navios e do terminal de passageiros, os mergulhadores contratados pelo empreiteiro da obra descobriram várias presas de marfim, canhões e vestígios de um antigo navio, que provavelmente transportava carga oriunda de África.
Os achados retirados do fundo do mar foram entregues ao Museu da Horta, que irá recuperá-los para os expor ao público, mas os investigadores calculam que o interior da baía da Horta possa esconder vários outros tesouros.
José António Bettencourt lembra que aquilo que os mergulhadores conseguiram estudar foi apenas "uma amostra" do que poderá existir no local.
"Nós concentramo-nos apenas na zona de incidência do projeto, e aquilo que está para fora do porto, tendo em consideração a amostra que nós temos, que é de um potencial e de uma riqueza muito significativa, deverá ser muito maior",afirmou.
A baía da Horta foi um dos principais pontos de ancoradouro para navios de passageiros e mercadorias que atravessavam o Atlântico, sobretudo a partir de finais do século XVIII.
O novo cais de passageiros do porto da Horta, uma obra que custou mais de 35 milhões de euros, foi inaugurado em julho de 2012 pelo ex-presidente do Governo Regional, Carlos César, mas estão ainda a decorrer trabalhos de dragagem no local, no sentido de aumentar a sua profundidade, que irá passar de 6,5 metros para 8,5 metros.

Sem comentários:

Enviar um comentário