quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Jornada comemorativa do Dia Nacional do Mar - Sociedade de Geografia de Lisboa

 Sociedade de Geografia de Lisboa, 16 de Novembro de 2012 (6.ª feira)

A Sociedade de Geografia de Lisboa organiza uma jornada comemorativa do Dia Nacional do Mar sob o tema “O Oceano: Literacia e Cidadania”.



Programa:
10h00, no átrio – cerimónia de aposição inaugural do carimbo comemorativo do Dia Nacional do Mar junto ao posto de correio montado no átrio da Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL).
O carimbo, cujo desenho representa um varino, foi criado por especial deferência da Direção de Filatelia dos CTT – Correios de Portugal, SA, que deste modo confere dignidade filatélica ao evento.
Das 10h00 às 17h00, no átrio – funcionamento do posto de correio para aposição do carimbo comemorativo, sendo graciosamente facultados exemplares de um bilhete-postal que reproduz o cartaz do Dia Nacional do Mar. A edição dos bilhetes-postais deve-se ao apoio concedido pelo Instituto Hidrográfico.
10h30, no átrio – inauguração da mostra “O Varino do Tejo”, patente no átrio até 23 de Novembro.
Das 14h00 às 16h30, no auditório Adriano Moreira – colóquio “O Oceano: contributo para a criação de ambientes literatos”
Palavras de abertura pelo Presidente da SGL, Prof. Catedrático Luís Aires-Barros.
Sob a moderação do Contra-Almirante José Bastos Saldanha, Presidente da Secção de Geografia dos Oceanos da SGL, apresentação de breves comunicações (12/15 min) sobre projetos institucionais ligados ao mar e sua perceção ao desafio da literacia:

(i) “A Estratégia Nacional para o Mar: O projeto Kit do Mar”, Dr.ª Raquel Costa, responsável pelo Projeto, Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental;
(ii) “A Agência Ciência Viva: projeto Conhecer o Oceano”, Dr.ª Margarida Suarez, Equipa de Projetos Ciência Viva;
(iii) "O Centro de Oceanografia da Faculdade de Ciências de Lisboa: Ciência e Sociedade",
Prof. Doutor Carlos Assis, docente e investigador no Centro;
(iv) “O Fórum Empresarial da Economia do Mar: assunção responsável de ocean sustainability and stewardship”, Eng. Fernando Ribeiro e Castro, seu Secretário-Geral;
(v) “A Mútua dos Pescadores: projeto cooperativo e implicações sociais e culturais”, Dr.ª Cristina Moço, Diretora de Acção Social Cooperativa e Formação da Mútua;
(vi) “O Museu Joaquim Manso da Nazaré: projeto museológico e comunidade”, Dr.ª Dóris Simões dos Santos, sua Diretora;
(vii) “Patrimónios, identidades e culturas ribeirinhas: memórias taganas”, Sr. Marcolino Fernandes, erudito de Sarilhos Pequenos, autor do livro “Memórias de Fragateiros”.

Segue-se um período de debate e, no seu termo, o moderador encerra o colóquio.
16h45, no auditório Adriano Moreira – sessão solene:
Conferência “Literacia e Cidadania”, pela Prof.ª Doutora Patrícia Ávila, socióloga, investigadora e docente do Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa/Instituto Universitário de Lisboa.
”O significado da comemoração do Dia Nacional do Mar em 2012, pelo CAlm. José Bastos Saldanha.
Intervenção de entidade oficial convidada.
Palavras de encerramento, Presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa, Prof. Catedrático Luís Aires-Barros.

Sociedade de Geografia de Lisboa
Rua das Portas de Santo Antão, 100 1150-269 LISBOA Tlf: 21 342 54 01 – Fax: 21 346 45 53

Sem comentários:

Enviar um comentário