quarta-feira, 27 de junho de 2012

Quatro argonautas passam 12 dias no fundo do mar para simular uma missão a um asteróide


Durante 12 dias, três astronautas e um cientista estiveram debaixo de água, a 20 metros de profundidade, para simular a expedição a um asteróide. A aventura, que terminou na sexta-feira passada, decorreu no laboratório subaquático Aquarius, ancorado no fundo do mar, a seis quilómetros de Key Largo, na Florida.

O Aquarius é um bunker cilíndrico de aço, com 13 metros de comprimento e três de diâmetro, oito janelas e compartimentos pressurizados. A expedição foi comandada por Dorothy Metcalf-Lindenburger, astronauta da NASA, que teve como companheiros de expedição mais dois astronautas, o britânico Tim Peak, da Agência Espacial Europeia (ESA), e o japonês Kimiya Yui, da Agência de Exploração Aerospacial do Japão. Participou ainda o astrofísico Steve Squyres, da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Porquê ficar no fundo do mar quando o que se quer é simular uma missão ao espaço? Porque debaixo de água consegue-se simular o ambiente de microgravidade (ou quase ausência de gravidade) do espaço. Na realidade, nos 12 dias simulados os argonautas testaram equipamentos e a interacção enquanto equipa, como se estivessem numa missão real de um a seis meses, cumprindo todos os procedimentos técnicos de uma expedição a sério. Nas actividades fora doAquarius, os quatro argonautas simularam então os passeios no espaço, incluindo terem de trabalhar em microgravidade, bem como a recolha de amostras de rochas. A NASA tem a ambição lançar a primeira missão tripulada a um asteróide até 2025. Por isso, o programa Operação em Missões em Ambientes Extremos da agência espacial norte-americana tem como objectivo o treino em situações difíceis, onde as equipas testam procedimentos para futuras missões em asteróides ou outros planetas.

Fonte: http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/quatro-argonautas-passam-12-dias-no-fundo-do-mar-para-simular-uma-missao-a-um-asteroide-1552101 

Sem comentários:

Enviar um comentário