quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Semana do Mar 2015 foi hoje apresentada em Setúbal


Um seminário internacional sobre turismo de cruzeiros, uma regata e visitas aos navios Sagres e Creoula e à caravela Vera Cruz são algumas atividades da Semana do Mar, que decorre, entre os dias 20 e 27, em Setúbal.
O evento, organizado numa parceria da Câmara Municipal e da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, volta a celebrar a relação entre a cidade e o rio Sado com um conjunto de iniciativas pensadas para a população e profissionais ligados direta ou indiretamente ao setor náutico.
A presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, sublinhou na apresentação do programa, ao início da tarde, no Fórum Municipal Luísa Todi, que tem sido objetivo do Executivo a aproximação da cidade ao rio.
“Prometemos mais cidade e mais rio e temos cumprido”, frisou, acrescentando que, atualmente, Setúbal está “mais qualificada, com melhores infraestruturas, mais funcional, mais humana”.
Maria das Dores Meira elogiou a parceria desenvolvida com a APSS, não apenas na organização da Semana do Mar, mas em todo o trabalho que tem sido feito na reabilitação e modernização da frente ribeirinha.
“As administrações portuária e municipal partilham da visão sobre o que pode ser a convivência das funções económicas que habitam as margens ribeirinhas com as necessidades dos que procuram o rio para o lazer e outras atividades”, afirmou.
Vítor Caldeirinha, presidente do Conselho de Administração da APSS, reforçou essa noção, salientando que “esta parceria lançou sementes e já começa a colher frutos, sendo esta Semana do Mar apenas um desses exemplos”.
Maria das Dores Meira garante mesmo que, tal sintonia, representa uma “relação inédita” em cidades de cariz portuário e realçou o esforço e a visão dos atuais responsáveis pelo Porto de Setúbal, garantindo que “nunca se viu tanto investimento da parte do porto como na atual administração”.
Um dos pontos altos do programa da Semana do Mar é o II Seminário Internacional – Cidades Portuárias e a Relação Porto-Cidade “Oportunidades para o turismo em Setúbal: cruzeiros e marítimo-turística”.
O encontro, agendado para o dia 24, com início às 09h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, tem a presença confirmada do secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, bem como da presidente da Câmara Municipal e do presidente do Conselho de Administração da APSS.
“O Mercado dos Cruzeiros” e “Oportunidades para o turismo de cruzeiros em Setúbal” são os principais temas em debate são os temas em debate nos painéis previstos para o evento.
Ao longo da Semana do Mar, entre os dias 20 e 27, nos edifícios da antiga lota, está patente uma exposição intitulada “Tradições da Pesca e Circuito do Pescado”.
No dia 22, com início às 10h00, no auditório da APSS, realiza-se o seminário “Educação, Formação marítimo-portuária e Empregabilidade”, particularmente orientado para profissionais do setor náutico.
“Conversas sobre as artes de pesca”, no edifício da antiga lota, e “Simulação da pesagem e primeira venda de pescado”, na Docapesca, são temas de visitas guiadas ao público a decorrer no dia 23, a partir das 10h00.
Além do II Seminário Internacional, para o dia 24 está previsto o início da iniciativa Veleiros ao Luar, a decorrer até ao dia 26 no Cais 2, localizado junto das instalações da Docapesca, a qual vai funcionar como uma extensão do Festival da Ostra, servindo aqueles moluscos, junto de veleiros acostados, em ambiente de certame gastronómico, com música.
O navio-escola Sagres, atracado no Cais 2, recebe visitas da comunidade escolar ao dia 25.
Em paralelo, no mesmo dia, o navio Creoula, também da Marinha Portuguesa, e a réplica da caravela Vera Cruz, da Aporvela, realizam passeios entre Setúbal e Lisboa para jovens dos 14 aos 30 anos. Os interessados devem inscrever-se no Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Setúbal, localizado na Casa da Cultura ou contactável pelo telefone 265 236 168.
A população pode visitar os navios Sagres e Creoula, bem como a caravela Vera Cruz, ao longo do dia 26, entre as 10h00 e as 23h00, no Cais 2.
Também no dia 26, à partir das 11h00, realiza-se uma regata de cruzeiros, que percorrem um percurso entre Sesimbra e Setúbal.
No derradeiro dia da Semana do Mar, 27, às 10h30, há um desfile náutico que inclui o envolvimento do Sagres, Creoula e Vera Cruz. Jovens entre os 14 e os 30 anos de idade podem participar em novo passeio, nestas embarcações, entre Lisboa e Setúbal, sendo, para isso, necessária a inscrição no Gabinete da Juventude da autarquia sadina.

Sem comentários:

Enviar um comentário