segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Cultura Fluvial e Marítima: Património, Museus e Sustentabilidade (Sesimbra)

Sesimbra, Portugal 
Cine Teatro João Mota
23 a 26 de outubro 2013
O Congresso Internacional é uma realização da Câmara Municipal de Sesimbra, Divisão de Cultura, Museus e Património; CIEBA, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Portugal; Grupo de Pesquisa/CNPq/Brasil e Coletivo Cultural "VOX MUSEI arte e património" [Brasil/Portugal]; Capes/Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Ensino Superior, por meio do Plano Nacional de Pós-Doutorado, PNPD/Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí, Brasil.
Os objetivos do evento são fomentar a investigação, valorizar, promover e divulgar o património cultural e natural de base comunitária fluvial e marítima.
Apesar da existência de uma longa tradição fluvial e marítima, são relativamente recentes as investigações nesse campo. Neste contexto, pretende-se divulgar estudos que permitam refletir sobre os distintos modos de agir e de pensar das comunidades locais, sobre o papel político e social dos patrimónios e dos museus.
Assim, para ampliar reflexões e debates sobre a complexidade das identidades, culturas, histórias, memórias dos diferentes grupos e comunidades fluviais e marítimas, organizamos um programa constituído, entre outras atividades, de mesas temáticas e comunicações que se traduzem certamente em espaços de debate excepcionais não só para a comunidade científica nacional e internacional, mas também para as próprias comunidades locais.
Pretendemos que o Congresso Internacional seja um ponto de partida para estudos, pesquisas, debates e intervenções nas ciências sociais e históricas, artes, patrimónios e museologia, permitindo-nos refletir e dialogar sobre as comunidades piscatórias, suas memórias, identidades, culturas, patrimónios, sustentabilidade, bem como sobre conceitos, metodologias e práticas no campo do Património Cultural Fluvial e Marítimo.

Mais informações: http://voxmusei.fba.ul.pt/eventos_sesimbra.html

Sem comentários:

Enviar um comentário